SOBRE O EVENTO

Início: 24/07/2020 18:00
Fim: 26/07/2020 20:00
Onde: PRAIA DE ITAIPÚ - NITEROI

Itaipu (bairro de Niterói)

Itaipu é um bairro do município de Niterói, no Rio de Janeiro, no Brasil. É sede do 2º Distrito de Niterói, que também leva o nome de Itaipu, e cuja área abrange parte da Região Oceânica do município. O bairro está situado no sudeste do município, fazendo divisa com ItacoatiaraCamboinhasEngenho do MatoMaravista e Santo Antônio.

Existem várias hipóteses etimológicas para a origem do topônimo "Itaipu":

  • seria uma palavra de origem tupi-guarani que significa "pedra que canta", através da junção de itá = pedra e ipo'ú = cantora;
  • tupinólogo Eduardo Navarro sugere, para o Itaipu paranaense, a etimologia "rio barulhento das pedras", através da junção dos termos tupis antigos itá (pedra), 'y (água, rio) e pu (barulho). No entanto, o autor salienta que topônimos com a mesma grafia podem ter origens etimológicas diversas segundo a configuração geográfica do lugar, de modo que a etimologia do Itaipu niteroiense pode não ser a mesma do Itaipu paranaense.

Itaipu é, majoritariamente, residencial, possuindo, no entanto, um comércio expressivo, principalmente ao longo da Estrada Francisco da Cruz Nunes.

Suas principais atrações turísticas são: a Praia de Itaipu, a Duna Grande de Itaipu, o Museu de Arqueologia de Itaipu, a Lagoa de Itaipu, a Igreja de São Sebastião de Itaipu e o Parque Estadual da Serra da Tiririca.

A praia de Itaipu possui aproximadamente mil metros de extensão. Fica em frente à Praia de Copacabana, do outro lado da baía de Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro. Tem formato de enseada, fazendo-a um porto seguro e um destino habitual para numerosos barcos procedentes da cidade do Rio de Janeiro. Apresenta numerosos restaurantes especializados em frutos do mar.

MAPA

Clique para habilitar o mapa
PRAIA DE ITAIPÚ - NITEROI